sábado, 15 de fevereiro de 2014

A origem do esmalte

Hoje me perguntei: gente, mas como e quando surgiu o esmalte? Quem inventou? 
Pois bem, depois de pesquisar daqui e de lá, descobri que o hábito de pintar as unhas é muito antigo, data de 3.500 anos antes de Cristo, mania essa já registrado entre as egípcias da realeza como Cleópatra e Nefertiti que gostavam especialmente da cor vermelha (preferida até hoje, né?!). 



Essas rainhas também gostavam de exclusividade, só elas podiam pintar desta cor, para  a qual usavam tintura de henna vermelha-amarronzada e as outras mulheres coloriam de preto usando tintura de henna escura. 



Mais tarde, também foi observado que essa separação social pelas cores dos esmaltes também existia nas sociedades chinesas e romanas por volta do ano 3 a.C. No caso dos chineses, para pintar, eles misturavam clara de ovo, cera de abelha, pétalas e etc. em outras vezes, soluções de prata para pintar as unhas.


Enfim, em 1932 surgem os esmaltes que conhecemos hoje: foi através do patrocínio dos irmãos Charles e Joseph Revlon ao químico C. Lachman que foi criada uma solução usando pigmentos, ao invés de tintura, mais brilhante e com melhor acabamento. 



Poxa, acabei de descobrir que essa marca de esmaltes é bem antiga nhein, e é a pioneira do que usamos hoje! 

Então é isso Lindas... espero que também tenham matado a curiosidade ;-)



Fontes: http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-esmalte.htm
              http://tudosobreesmaltes.com/2009/09/05/a-historia-do-esmalte/
              http://www.sepha.com.br/blog/maquiagem/sepha-historia-revlon/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja mais: